14 táticas de marketing de mídia social acionáveis ​​para sites de comércio eletrônico

As plataformas de mídia social podem ser usadas como ferramentas potentes para profissionais de marketing digital com o objetivo de impulsionar pequenas empresas, startups e vendedores online. Uma pesquisa...

As plataformas de mídia social podem ser usadas como ferramentas potentes para profissionais de marketing digital com o objetivo de impulsionar pequenas empresas, startups e vendedores online.

Uma pesquisa recente do Datareportal indica que 58,4% da população global usa plataformas de mídia social – traduzindo para mais de 4,6 bilhões de indivíduos. Em média, um usuário gasta 2,27 horas em aplicativos digitais específicos orientados por conexão, com 424 milhões de novos usuários registrados nos últimos 12 meses antes de janeiro de 2022. À medida que as agências de marketing digital visam otimizar o alcance de seus clientes, também aumenta a necessidade de disponibilidade online. especialistas em marketing como WebSuitable. Essas ferramentas ajudarão as empresas a atingir seus objetivos, apesar da concorrência acirrada, quando combinadas com as estratégias certas. Saiba como neste artigo.

Como funcionam os sites de comércio eletrônico

Os sites de comércio eletrônico permitem que empresas e empresários vendam bens tangíveis, produtos intangíveis, como serviços e outros itens digitais na internet. Os empreendedores podem mantê-los ou usá-los para expandir o alcance de suas lojas físicas, permitindo transações globais rápidas.

Além de aceitar e processar pedidos, as empresas podem receber pagamentos, monitorar, organizar o envio, interagir com os clientes ou fornecer suporte pós-venda. Os sites de comércio eletrônico também podem ser usados ​​para impulsionar os processos de marketing e vendas.

Abaixo estão algumas das principais estratégias de mídia social que empreendedores e profissionais de marketing on-line podem usar para alcançar seus objetivos.

1. Vincule suas contas de mídia social ao seu site de comércio eletrônico

Criar uma conta de listagem de empresa local pode ajudar sua marca a alcançar compradores locais. Ao complementar essa estratégia com uma presença omnicanal de mídia social, startups e pequenas empresas podem aumentar o reconhecimento da marca, atrair mais compradores, aumentar os fluxos de receita e fornecer atendimento ao cliente em tempo hábil.

Os usuários também podem receber informações em tempo real sobre seus produtos e ofertas promocionais, o que ajuda a convencer os compradores a comprar seus produtos, especialmente quando combinado com técnicas eficazes de call to action.

2. Lance um blog digno de compartilhamento

A maioria dos profissionais de marketing do tipo faça você mesmo ou iniciantes pode pensar que os pedágios de marketing de mídia social se referem apenas a plataformas populares. Eles não percebem que antes do advento das mídias sociais, os blogs eram usados ​​para o mesmo propósito. Se sua empresa ainda não tem um blog, considere criar um imediatamente e comece a vender seus produtos e serviços de forma mais sutil.

Os artigos do seu blog devem empregar estratégias específicas de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) e ser atraentes para que os usuários possam compartilhá-los online, comentar e reagir à sua postagem, assim como fariam em aplicativos de mídia social. Além de aumentar a presença online de uma empresa, um blog envolvente pode ser usado para mostrar a experiência e a autoridade de sua marca, criando confiança entre seus clientes potenciais e existentes.

3. Usar spostagens puláveis

Uma postagem comprável refere-se a qualquer conteúdo que permita que os consumidores comprem suas ofertas diretamente de sua postagem. Exemplos comuns incluem colocar botões ‘compre agora’ ou um link de compras para sua legenda. A incorporação desses links à sua postagem permite que os compradores comprem seus produtos ou serviços sem sair de suas contas de mídia social para concluir uma transação.

4. Crie posts amigáveis ​​para SEO

Mesmo se você estiver oferecendo um produto que mudará sua vida, ele será inútil a menos que seus consumidores possam encontrá-lo na internet. A otimização de mecanismos de pesquisa é uma das melhores ferramentas que os profissionais de marketing podem usar para aumentar a visibilidade de seus clientes no mundo digital. Use palavras-chave altamente pesquisadas e integre-as naturalmente para ampliar seu alcance. Crie manchetes que chamem a atenção, mas tenha cuidado com a isca de cliques. Você também pode usar estratégias de construção de links para obter melhores resultados.

5. Crie conteúdo com o uso de mídia social em mente

O conteúdo é rei, seja online ou impresso. Mas fazer um ótimo conteúdo não é a única coisa a considerar. Seja fazendo um blog, white paper, webinar, boletim informativo ou qualquer ferramenta de marketing, você deve garantir que seu conteúdo seja valioso e relevante para seu público. Torne suas postagens interativas e envolventes. Não precisa ser um post longo. Se o seu público puder tirar algo de valor disso ou pelo menos se divertir com isso, eles estarão dispostos a compartilhá-lo com sua rede.

6. Integre o vídeo ao seu conteúdo

Os vídeos são mais eficazes para atrair e manter a atenção dos usuários. O site de microblog mais popular revelou que os usuários que incorporaram vídeos tiveram um aumento de dez vezes nos engajamentos. Além disso, as postagens integradas em vídeo em todas as redes de mídia social relataram menos gastos em suas despesas de custo por engajamento.

Use vídeos de instruções, webinars e depoimentos de clientes para uma postagem envolvente. Destacar os processos de fabricação ou embalagem também é uma boa ideia. Além disso, o envio de vídeos ao vivo em vez de vídeos enlatados pode ser mais eficaz e envolvente. Como é impossível integrar vídeos em todas as suas postagens, incorporar uma imagem ou imagens em movimento pode ter o mesmo impacto. A venda ao vivo também é uma tendência emergente para empreendedores em todo o mundo, especialmente aqueles que vendem roupas e outros itens.

7. Destaque avaliações de clientes incríveis

A falta de confiança em sua marca é uma das razões pelas quais os compradores não avançam com a compra. Use as avaliações dos clientes para estabelecer confiança e convencer os compradores de que seu produto ou serviço pode resolver seus desafios e pontos problemáticos – e compartilhá-los em suas postagens.

Essa estratégia eficaz de marketing de mídia social pode levar seus clientes em potencial a fechar o negócio. Além da propaganda boca-a-boca, avaliações e depoimentos de clientes estelares ajudam a atrair mais compradores, já que 88% dos consumidores revelaram que confiam em avaliações on-line tanto quanto em referências.

Se seus clientes não concordarem em compartilhar suas avaliações, incentive-os a curtir sua página e seus produtos. Pedir que compartilhem seus comentários ou avaliações também pode ajudar a atrair mais consumidores. Alguns vendedores tiram fotos de suas remessas enquanto desfocam os detalhes do destinatário como prova de legitimidade.

8. Aumente o engajamento dos seguidores

Além de criar postagens atraentes, é melhor interagir com seu público por meio das redes de mídia social. Para ajudar o engajar seu conteúdo você pode contar com a ajuda de um painel smm. Otimize a plataforma fazendo perguntas, iniciando uma pesquisa, respondendo a consultas e agradecendo por avaliações positivas. Você também pode hospedar um evento ao vivo sobre um problema urgente que afeta sua empresa e os consumidores. Além disso, lide bem com as críticas negativas e evite ser combativo ou agressivo. Mostrar aos seus seguidores que eles são valiosos e que estão sendo ouvidos pode ajudar muito na construção da confiança e no aumento da sua reputação.

9. Destaque suas defesas

Crie uma comunidade onde você possa discutir suas defesas e questões que afetam seu nicho de mercado. Por exemplo, se você é uma empresa local de fabricação de café, conte com os agricultores da comunidade e seja ativo na promoção de práticas sustentáveis. Isso vale especialmente se você estiver tentando capturar o mercado milenar.

De acordo com o Relatório Global de Sustentabilidade Corporativa de 2015 da empresa de pesquisa de mercado Nielsen, 73% dos consumidores millennials estão dispostos a comprar mais produtos de empresas sustentáveis ​​e éticas. Esse número mostra um percentual superior aos 66% dos pesquisados ​​em todas as faixas etárias.

10. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário

Além de destacar as avaliações dos clientes, as empresas podem incentivar e compartilhar o conteúdo de seus assinantes. Seja um blog, review, imagem ou vídeo, o conteúdo deve mostrar a experiência positiva de seus seguidores usando seu produto. Lance uma competição para ver qual conteúdo obtém mais engajamento ou ‘curtidas’ e ofereça prêmios aos vencedores. Além disso, peça-lhes que marquem seus amigos e sua conta. Fazer isso aumenta o engajamento e ajuda a construir sua reputação como uma marca capaz de entregar resultados.

11. Descubra o melhor horário para postar

Entender seu público-alvo é fundamental para uma campanha de marketing bem-sucedida. Como mencionado acima, os usuários passam cerca de 2,6 horas nas redes sociais diariamente. Encontrar o melhor momento para postar – quando a maior parte do seu público está online – garantirá que seu conteúdo seja visto e consumido pelos espectadores e leitores pretendidos, aumentando as chances de engajamento. Carregar conteúdo fora desses horários levará a oportunidades perdidas e esforço desperdiçado.

12. Escolha hashtags estrategicamente

Inicialmente gerada pelo site de microblog mais famoso do mundo, essa tendência não está sendo usada em quase todas as plataformas populares de mídia social. O uso de hashtags permite que sua empresa amplie seu alcance, mas os consumidores-alvo têm maior probabilidade de se envolver em seu conteúdo.

A principal plataforma de compartilhamento de imagens permite até 30 hashtags em uma postagem. Na prática, é melhor limitar seu conteúdo a três, pois fazer mais não ajudará sua intenção de atingir o mercado certo. Para saber quais hashtags apropriadas usar, escolha termos populares e específicos. Além disso, opte por hashtags relacionadas e clicáveis ​​para aumentar as chances de pós-compartilhamento.

13. Estude ou colabore com influenciadores

O marketing de influenciadores também é uma ferramenta valiosa para empresas que desejam expandir seu alcance no menor tempo possível. Você pode usar ferramentas específicas para determinar quem são essas personalidades no nicho escolhido. Depois de saber quem eles são, reserve um tempo para entender suas estratégias, estudar os padrões e descobrir por que eles clicam. Incorpore esses elementos na criação de seu conteúdo.

Caso contrário, entre em contato com eles para ver como você pode colaborar. Observe que esses gigantes da mídia social têm vidas ocupadas e podem hesitar em fazer parceria com startups ou empresas locais. Ainda assim, não custa tentar.

14. Pague por publicidade nas redes sociais

Para aumentar as chances de conversão, reserve um orçamento para publicidade paga. As plataformas de mídia social oferecem custos diferentes para exibir seus anúncios acima de outras postagens, garantindo que sua marca seja vista. Milhares de ofertas aparecem diariamente nessas plataformas, e sua exposição nem sempre é garantida, por melhor que seja seu conteúdo.

A mídia social paga é uma maneira de atrair a atenção do seu mercado-alvo, pois alguns canais permitem que os anunciantes ajustem suas configurações de campanha, visando os usuários mais relevantes. Além disso, sua empresa pode usar anúncios pay-per-click ou PPC, que usam algoritmos para exibir seus anúncios aos usuários com base em seus interesses, histórico de pesquisa e perfis demográficos.

Conclusão

Os comerciantes de comércio eletrônico devem pensar além de usar seus sites para oferecer seus produtos e serviços. Como o uso de mídia social continua a aumentar drasticamente dois anos após a pandemia, as empresas devem acompanhar e usar essas redes digitais como uma ferramenta de marketing para se manterem competitivas.

Com a estratégia certa complementada por outras ferramentas de marketing digital, a presença social pode ser uma força poderosa para aumentar o reconhecimento da marca, construir confiança, expandir seu alcance e aumentar os fluxos de receita.

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