Como garantir que sua mídia social seja social

Como você cria uma estratégia de mídia social poderosa e bem-sucedida? Essa é a pergunta crucial feita por líderes empresariais e especialistas em marketing de todo o mundo. Quase...
Como garantir que sua mídia social seja social
Como garantir que sua mídia social seja social

Como você cria uma estratégia de mídia social poderosa e bem-sucedida?

Essa é a pergunta crucial feita por líderes empresariais e especialistas em marketing de todo o mundo. Quase todo mundo reconhece o impacto que uma estratégia de mídia social planejada e executada de forma inteligente pode ter. No entanto, muitas organizações ainda não estão realizando seu potencial nesta área crítica.

A chave para desbloquear seu potencial de mídia social está na própria definição; outros tipos de mídia geralmente são unidirecionais – pense em um anúncio gráfico ou até mesmo em um outdoor – enquanto a mídia social é social. Parece tão simples, mas realmente é o segredo do sucesso.

Vejamos como garantir que seu Social seja… social.

Uma estratégia social que realmente funciona

Tendo trabalhado com vários clientes em suas campanhas de mídia social vencedoras, a Moburst identificou algumas áreas que têm um impacto enorme no sucesso de tais campanhas.

Estabeleça seus objetivos

Ao contrário do que muitas pessoas esperam de suas plataformas de mídia social, a mídia social pode – e deve – ser usada para gerar resultados mensuráveis. Falamos de uma estratégia de mídia social “bem-sucedida”, mas o que esse sucesso significa para você?

Pode ser leads, conscientização no topo do funil, engajamento ou liderança de pensamento. Tudo isso pode ser medido, otimizado e melhorado.

Neste artigo, Moburst estará se referindo exclusivamente à estratégia social orgânica, embora não seja necessário dizer que a estratégia social paga tem um papel fundamental em qualquer campanha de marketing.

Depois de definir seus objetivos, você pode começar a configurar sua estratégia de mídia social. Os dois estão inextricavelmente ligados; por exemplo, uma campanha orientada para o engajamento será focada na postagem de material que seja facilmente compartilhável, apele às emoções e provavelmente faça as pessoas reagirem ou participarem de uma conversa.

Ser social

Não há nada pior do que uma conta robótica de mídia social – e nada mais revigorante do que uma conta verdadeiramente social.

Como já discutimos, a chave para a mídia social é mantê-la social. Seja natural; você não precisa falar exclusivamente sobre seu produto ou empresa. Não tenha medo de fazer piadas ou zombar de si mesmo e até mesmo de seus concorrentes.

Algumas das contas de mídia social mais populares são Wendy’s e Burger King, cujas respostas alegres geralmente se tornam virais.

Você quer parecer ter uma personalidade – para alguns setores, como segurança cibernética, essa personalidade pode ser inteligente, bem lida, informada e técnica. Para outros, como uma nova marca de roupas, por exemplo, pode ser atrevido e pouco convencional.

Adicionar valor

Por que alguém deveria ler – ou se importar – com o que você está postando? Esta pergunta soa dura e pode realmente ser feita a qualquer conta de mídia social. Mas é fundamental continuar se fazendo essa pergunta à medida que seu conteúdo é publicado.

As postagens que agregam valor têm maior probabilidade de serem engajadas e podem diferenciá-lo das milhares de marcas que publicam conteúdo que os usuários passam direto – ou nem veem, pois não percebem valor em seguir essa conta específica.

Fique na plataforma

Cada plataforma tem uma “aparência e sensação” únicas. Quando se trata de mídia social, a abordagem de tamanho único é uma opção ruim. O que funciona para o Facebook geralmente não funciona para o TikTok, e o Twitter é completamente diferente do Instagram.

Sua estratégia de mídia social deve ser específica para cada plataforma, com conteúdo adequado à plataforma, a fim de evitar que os usuários tenham uma experiência chocante ao interagir com sua marca.

Se empenhar

Postar não deve ser um exercício de “dispare e esqueça”. O post em si é apenas o começo; a verdadeira mágica acontece quando as pessoas se envolvem com sua postagem.

Faça perguntas, comente e compartilhe. Você deve estar lá para participar dessas conversas e mostrar aos usuários que você se importa com seus comentários negativos e positivos.

Ser consistente

Mantenha-se na mensagem e não tenha medo de escolher um ponto de venda importante e promovê-lo continuamente, em vez de diluir demais sua plataforma. A consistência é mais poderosa na voz e no tom de sua conta, mas também é importante reforçar isso com imagens e vídeos na marca e na plataforma.

A mídia social não é um megafone

A menos que você seja Elon Musk, provavelmente não há legiões de fãs esperando ansiosamente por cada anúncio seu. O aspecto positivo disso é que você pode ganhar a confiança de seus usuários ao acertar os elementos descritos acima.

Não podemos enfatizar o suficiente: a mídia social é para ser social! Aproveite o tempo para entrar na cabeça do seu público-alvo e pense no que eles gostariam de ouvir de você.

Uma vez que você tenha esses elementos em vigor: defina estrategicamente metas com as quais você está se medindo, uma estratégia social “social”, agregando valor, permanecendo na plataforma, postando conteúdo envolvente e sendo consistente – você experimentará o sucesso da mídia social.

E uma vez que isso comece, o impulso garante que será um rolo compressor cada vez maior.


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Marketing

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