Marketing Digital x Marketing de Mídia Social: Qual é a Diferença?

Para muitas pessoas, mídia social e marketing digital parecem ser a mesma coisa. Alguns acreditam que, por estarem anunciando em canais de mídia social, também estão engajados no marketing...
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Para muitas pessoas, mídia social e marketing digital parecem ser a mesma coisa. Alguns acreditam que, por estarem anunciando em canais de mídia social, também estão engajados no marketing digital, mas esse não é o caso.

O marketing digital é um termo abrangente que se refere a todos os tipos de estratégias de marketing que uma empresa pode executar digitalmente. O marketing de mídia social é apenas um desses canais usados ​​para marketing digital.

Todo empresário experiente sabe que para alcançar seus clientes, eles devem ir até eles. Mais de 50% da população está ativa em várias redes sociais e, de acordo com uma pesquisa de 2022 da Upcity, 56% das pequenas empresas optaram por focar nas mídias sociais. A maioria das empresas utiliza plataformas específicas de mídia social para se conectar com os clientes e aumentar as vendas, além de promover os produtos ou serviços que oferecem. Embora o marketing de mídia social seja um aspecto importante do marketing de mídia digital, você não precisa escolher estritamente um em detrimento de outro.

Não é uma surpresa para nós porque o cenário da mídia social está evoluindo rapidamente. O Facebook ainda é a plataforma de escolha para pequenas empresas por causa de seus inúmeros recursos, que são úteis para qualquer tipo de negócio (CTAs, estatísticas de painéis de negócios e assim por diante). Também fornece às empresas uma plataforma fácil a partir da qual podem interagir com clientes potenciais e atuais e fornecer conteúdo relevante relacionado ao setor. Muitas outras plataformas de mídia social ficam aquém da marca quando se trata de fornecer maneiras fáceis de se envolver com seu público e a sensação de comunidade que o Facebook oferece para as empresas é uma garantia para seus clientes.

Ivan Vislavskiy, CEO e chefe de produção

O marketing de internet eficaz é específico e focado. Não há necessidade de todas as empresas implementarem todos os métodos de marketing possíveis. Os especialistas em marketing digital entendem que podem obter uma resposta mais rápida e rápida das redes sociais em comparação com outros tipos de canais de marketing na Internet. É por isso que a maioria das empresas o incorpora em sua estratégia de marketing digital maior para maximizar o ROI.

Todo tipo de campanha de marketing é uma série planejada de ações e procedimentos destinados a divulgar um determinado produto, serviço ou mesmo uma empresa. Vários canais e estratégias de marketing online são utilizados e coordenados para atingir os objetivos de marketing, independentemente do tipo de campanha. Toda campanha de marketing deve ser capaz de demonstrar resultados específicos.

O objetivo final é sempre impulsionar as vendas, mas esse não é o único objetivo do marketing via mídia digital. Algumas campanhas se concentram em aumentar o tráfego para sites e outras visam aumentar a taxa de conversão. O processo de definição de metas é um fator chave que influenciará o conteúdo de suas campanhas de marketing digital e aumentará o sucesso que você pode alcançar com sua publicidade.

A distinção entre marketing digital e campanhas de marketing de mídia social pode ser resumida da seguinte maneira:

Campanha de Marketing Digital

O objetivo do marketing digital é usar vários canais da Internet para aumentar os lucros e as vendas, aumentar o reconhecimento da marca e a fidelidade do cliente e agregar valor a uma marca. Os profissionais de marketing digital geralmente avaliam um plano de marketing digital para medir a eficácia de seu marketing, além de fazer ajustes com base em informações em tempo real. SEO, ferramentas de otimização de mecanismos de pesquisa e criação de conteúdo, Google Ads, análise de sites e calendários de conteúdo são apenas algumas ferramentas utilizadas quando se trata de marketing por meio de canais digitais. Uma estratégia de marketing digital engloba o seguinte:

  • Design e desenvolvimento de sites
  • SEO ou otimização para mecanismos de busca
  • Publicidade orgânica e paga
  • Múltiplos meios de conteúdo em diferentes plataformas
  • Conteúdo de marketing
  • Marketing através de afiliados
  • Publicidade nativa
  • Marketing de email
  • Análise
  • Marketing de mídia social

Dicas para marketing digital: Se você está publicando um anúncio pay-per-click ou lançando um novo vídeo, você precisa entender a jornada do comprador e as melhores estratégias a serem empregadas em cada etapa do processo. Por mais inteligentes que sejam seus anúncios ou marketing de conteúdo, se eles não forem apresentados ao seu público-alvo no momento certo, eles não produzirão os resultados que você procura.

Campanha de marketing nas redes sociais

O marketing de mídia social é focado em canais de mídia social como Facebook, Twitter, Pinterest, YouTube, TikTok, Snapchat, LinkedIn e outros. Os fundamentos do marketing digital são os mesmos, apenas aplicados às mídias sociais. Os profissionais de marketing selecionam os canais com cuidado para refletir melhor a imagem da empresa, garantir a maior visibilidade e atrair aqueles que têm maior probabilidade de se interessar pela mensagem da marca. A mídia social é um plano de marketing que cobre muito, mas não é limitado pelos seguintes elementos:

  • O envolvimento do cliente é um elemento-chave de vários canais de marketing digital
  • Análise de conversão e análise de seguidores
  • Marketing através de influenciadores
  • Marketing orgânico e pago
  • Planejamento e publicação de conteúdo e publicação
  • Participação da comunidade através de mensagens diretas e enquetes
  • Análise analítica
  • Engajamento da comunidade com os seguidores

Dica de marketing de mídia social: grupos e comunidades sociais são locais fantásticos para anunciar ofertas, conteúdo e serviços especiais. Comunidades de usuários da Internet semelhantes às suas podem ajudar a construir o reconhecimento da marca e oferecer insights valiosos dos clientes para aprimorar seu conteúdo e sua estratégia.

Vantagens das redes sociais

Compreender as preferências dos seus clientes nas redes sociais e a forma como interagem online irá ajudá-lo a promover os seus serviços e produtos da melhor forma através dos canais digitais mais adequados. TikTok, LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter estão disponíveis para você com uma variedade de vantagens de marketing digital:

  • A capacidade de criar reconhecimento de marca por meio das mídias sociais pode ser usada para marketing de destino, com a vantagem de colocar sua empresa na frente de clientes em potencial, independentemente de você estar em um nicho.
  • Geração de leads e vendas: O uso das mídias sociais para marketing e geração de leads é um método avançado de expandir seus recursos de marketing online e gerar mais leads por meio de anúncios orgânicos ou pagos (67% dos consumidores que compram online compraram um item após vendo-o anunciado nas redes sociais.)
  • As campanhas de SEO Marketing aprimoradas nas mídias sociais não afetam os rankings dos mecanismos de busca, no entanto, podem afetar o SEO de busca (Search Engine Optimization) aumentando o tráfego para sites o que aumenta a autoridade e o reconhecimento da marca, além de melhorar o SEO local.
  • Retargeting: você pode reengajar clientes ou leads em potencial se eles saírem do seu site sem entrar no funil do comprador, aumentando assim as chances de conversão.
  • Custo-benefício: Em comparação com o marketing tradicional, o método de marketing de mídia social oferece maior controle sobre os gastos orçamentários porque a análise de dados disponível para mídia social é clara e precisa.

O marketing digital é muito mais extenso do que o marketing via redes sociais. Inclui anúncios pay-per-click e email marketing, bem como anúncios e campanhas digitais, branding, SEO e todas as outras formas de marketing.

Mesmo se você estiver realizando campanhas de mídia social, isso não significa que você esteja completamente engajado no marketing digital. No entanto, se você tiver certeza de que produzirá os resultados desejados e atenderá aos seus requisitos de marketing, poderá ser suficiente.

Qual deve ser a sua estratégia de marketing digital?

Não há necessidade de incorporar todos os canais de marketing digital em sua estratégia de marketing. No entanto, conhecer o papel que a mídia social desempenha no seu marketing pode resultar em uma abordagem que aumenta o engajamento do cliente e fornece mais leads orgânicos. Se você está ocupado, por que não deixar isso para os profissionais?

Um profissional de marketing digital qualificado pode ajudá-lo a criar um plano de marketing digital individual que utilize os canais de marketing digital mais adequados, bem como plataformas de mídia social que se ajustem ao seu público-alvo, sua empresa e seu orçamento.

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